sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A historia da anapolina


A Anapolina foi fundada no dia 1º de janeiro de 1948 Originou-se a partir do Anápolis Sport Club. É carinhosamente denominada "Rubra" ou "Xata".
Rubra é a denominação originada pelo uniforme do time, nas cores vermelha e branca, em homenagem ao primeiro time de futebol de Anápolis, o Bahia Futebol Clube, que utilizava as mesmas cores. Existe também a versão de que a escolha foi uma homenagem prestada ao América-RJ. "Xata" é uma denominação que vem desde a época do amadorismo, quando o clube montava equipes fracas, que sofriam freqüentes derrotas, porém se reabilitava com vitórias surpreendentes contra adversários mais bem preparados. Na Copa do Mundo de 1966, a Seleção Brasileira fazia uma de suas piores campanhas de sua história. Porém, uma faixa no meio da torcida acabou chamando a atenção dos cronistas esportivos brasileiros: "A Rubra é Xata!", escrita de forma proposital com a letra "x".
No final da década de 1970 (e início dos anos 80), a equipe foi reestruturada e obteve grande destaque na mídia nacional, conquistando dois vice-campeonatos goianos em 1981 e 1983, o vice-campeonato da Taça de Prata (antiga 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro, atual Série B), além de participar em quatro campeonatos da 1ª divisão (1978, 1979, 1982 e 1984).
Mais recentemente, os melhores resultados alcançados foi o vice-Campeonato Goiano de 2000. Em 2006, a Anapolina apresentou o melhor desempenho dos últimos anos no campeonato goiano, disputando as semifinais do torneio, e terminando em terceiro lugar. Em 2008, porém, a Anapolina conseguiu apenas a 6º colocação no campeonato estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário